Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Este fórum tem como objetivo disponibilizar de forma organizada materiais de apoio ao aluno do curso pré-vestibular Gera Bixo da Unesp de Sorocaba.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Materiais de Estudo

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Materiais de Estudo Empty Materiais de Estudo Ter Mar 24, 2015 10:19 am

CaioMagan

CaioMagan

Galera, todos os materiais de estudo estarão aqui: https://copy.com/9viaBVfkdznDlFfQ

Postem suas dúvidas sobre a matéria e/ou exercícios Smile

Bons estudos, divertam-se cheers

2Materiais de Estudo Empty Re: Materiais de Estudo Ter Mar 31, 2015 3:29 pm

AnaSouza



Oi Caio! Então, to resolvendo a lista de lei de Coulomb. O k é a constante no vácuo, né? No óleo a constante aumenta ou diminui? Se cair um questão no vestibular eu posso relacionar o k com o que, a gravidade?

3Materiais de Estudo Empty Constante da Força de Coulomb Sáb Abr 04, 2015 6:26 pm

CaioMagan

CaioMagan

AnaSouza escreveu:Oi Caio! Então, to resolvendo a lista de lei de Coulomb. O k é a constante no vácuo, né? No óleo a constante aumenta ou diminui? Se cair um questão no vestibular eu posso relacionar o k com o que, a gravidade?

Oi Ana, ótima pergunta!
Primeiramente: sim, o k que usamos é normalmente o do vácuo.
Para explicar melhor o k: essa constante está ligada à permissividade elétrica (Epsilon), que descreve como o campo elétrico (matéria da próxima aula e que está diretamente ligado à força elétrica) é afetado por um meio material (como o vácuo, ar ou óleo). Você pode achar mais detalhes aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Permissividade, com uma tabela de valores, inclusive.
Observe que K = 1/(4*pi*Epsilon), então K e Epsilon são inversamente proporcionais. A permissividade elétrica do óleo é mais que o dobro da do vácuo, então o K no óleo seria menor (logo a força também será menor).

Assim como na força elétrica, a força gravitacional também possui uma constante (G). As duas são correções dos valores, isto é, as forças foram medidas, compararam os valores teóricos (obtidos pela fórmula) e práticos (obtidos pelos experimentos) e viram que havia uma diferença. Aí viram que era preciso corrigir esses valores com uma constante, que são o k e o G.

Muito obrigado pela pergunta. Fique à vontade para perguntar novamente caso não tenha entendido algo.
Bons estudos Smile

4Materiais de Estudo Empty Re: Materiais de Estudo Seg Abr 06, 2015 3:53 pm

AnaSouza



Oi Caio! Obrigada por responder minha pergunta! Meio complexo, né? Pelo o que eu entendi,o k é indiretamente proporcional à permissividade, então, quanto maior a permissividade menor k e consequentemente F, porque k e F são diretamente proporcionais.
E a permissividade está relacionada às características do campo elétrico que irão influenciar na eletrização de um corpo. É isso?
Vou resolver mais alguns exercícios, qualquer coisa eu volto aqui! Valeu!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos